terça-feira, 16 de outubro de 2007

A tendência é ser cool



Fala-se muito em tendências, em prever o futuro e surgem futurólogos a cada momento. Moda, tecnologias, moradias, decoração, alimentação, comportamento...nada passa despercebido pela ótica dos "especialistas do futuro". A nova moda, ou tendência, é se tornar CoolHunter ou Trendhunter. No nosso velho e bom português, eles são os Caçadores de Tendências.

Um coolhunter é um profissional que se dedica a identificar possíveis padrões futuros de comportamentos e atitudes, particularmente no que se refere a produtos de consumo. O conceito de “cool hunting” é a identificação, no presente, das sementes de movimentos que estão ganhando corpo e tomarão forma no futuro. Seria uma aproximação do marketing com a antropologia e as ciências sociais aplicadas a marcas e produtos.

Grandes empresas, cada vez mais, estão interessadas em saber para onde as coisas estão caminhando. Não é para menos: num mundo que parece girar mais rápido a cada dia, onde as transformações são constantes e barreiras são transpostas é preciso criar estratégias com os olhos no futuro.

O caçador de tendências é um profissional capaz de identificar qual das alternativas possíveis terá maior probabilidade de acontecer, permitindo que as partes interessadas atuem de forma antecipada, seja preparando-se para aproveitar uma oportunidade ou reduzir um risco, seja interferindo para alterar o cenário (se possível!).

O perfil ideal do caçador de tendências é o de uma pessoa inquieta, que tem interesse em fenômenos sociais, que goste de lidar com pessoas e formação nas áreas de antropologia, sociologia, psicologia ou design.

Estudar hábitos culturais e observar a sociedade são tarefas fundamentais das ciências humanas. Antropólogos, sociólogos, psicólogos e designers fazem isso o tempo todo e já há bastante tempo. Um cientista social pode contribuir e muito na busca de tendências, sem fazer uso de "achismos".

Cool agora é ser cientista social.

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