terça-feira, 3 de abril de 2012

O negócio é coletivo!


Olá para todos… Essa semana iniciou linda e gelada em Curitiba e logo vai começar a esfriar de vez! Por isso, vamos falar de uma coisa que esquenta nosso dia-a-dia e que historicamente está ligado a mudanças culturais no Ocidente: TECIDOS e meios de produção. Recentemente, eu conheci através do Facebook uma proposta muito legal e que fiquei fascinada: www.panolatras.com.br



Achei muito interessante a proposta do trabalho. Mostra mudanças a respeito do consumo e da produção. Há alguns anos ter sua própria estampa era algo totalmente inviável a não ser que se tivesse uma marca bem estabilizada no mercado e com grande saída de produtos. Ter sua estampa exclusiva era um luxo para poucos, mas... bem poucos, mesmo! E hoje, através de propostas assim como do Panólotras é possível ver sua ilustração impressa num tecido. Ainda é caro para alguns segmentos do mundo da moda e para pequenos ateliês, mas já é uma nova alternativa a um modelo de indústria que foi dominante e hegemônico por muitos anos. E quanto mais se popularizar esse modelo de serviços mais baratos e diversificados serão os produtos. Com uma pesquisa rápida sobre esse tipo de serviço achei um nome para ele: CROWDFUNDING, ou seja, um financiamento colaborativo de projetos, no qual visa a captação de recursos pela Internet. Esse modelo de negócio já ganhou muita força no mundo virtual. Além de projetos comerciais, podem ser usados para causas humanitárias. Esse é o exemplo do www.lets.bt.




O mais legal desse modelo de serviço é que algo que era só um projeto pode ser realizado se outras pessoas acreditarem no seu projeto também. A questão é: podemos mudar o mundo, basta a gente somar!



Abraço para todos!
Carol Fileno

Nenhum comentário: