sexta-feira, 23 de março de 2012

Uma antropóloga para o Facebook


Gente,

Tenho visto pelo mundo das redes sociais uma notícia que me parece ser falsa, no entanto é boa para se pensar: "Mark Zuckerberg está decepcionado pela forma como os brasileiros usam o Facebook". Na "notícia" dizia-se que ele tinha a idéia de atualizar a plataforma para que fosse permitido o uso de GIFs animados, mas que voltou atrás em sua decisão para evitar que o Facebook não seja mais "orkutizado". Porém não vai restringir a participação dos brasileiros na rede social.

Realmente a notícia me parece ser falsa justamente nesse ponto - ele não quer perder a oportunidade de coletar tanta informação brazuca que entra para seus bancos da dados. Somos um grande mercado diga-se de passagem :-) Bom, o que assunto trouxe de legal para nosso blog é a possibilidade nos propor a fazer um exercício de entender como os brasileiros pensam e usam a rede social. O interessante, é que a partir do uso que se faz delas conseguimos traçar e identificar regras que organizam a configuração social de grupos a partir dos interesses e assuntos que são mobilizados.

No Brasil o Facebook é utilizado para aproximar, familiarizar e "pessoalizar" as relações entre pessoas. Já fora do Brasil parece que as pessoas usam com mais reservas (não tenho tanta informação assim)... Mas gente, isso é ser brasileiro!

Se essa notícia for verdadeira, eu sugiro ao Mark Zuckerberg contratar antropólogos para que eles lhe ajudem a entender como os brasileiros pensam. Além disso, somos capazes de extrair insights das pesquisas que podem gerar inovações para deixar seu brinquedinho mais legal, pois as pessoas fazem uso de equipamentos e serviços de acordo com o contexto que está inserido.

Imagem que mostra o fluxo das informações dentro do Facebook.

E além disso, no mundo da Internet, as coisas acontecem com outra velocidade. O que hoje é o Facebook, ontem foi o Orkut e gente...tem o Google+, Pinterest, Foursquare e outras redes sociais onde há espaço pra interação. O legal é observar, pesquisar e não tentar moldar e restringir o uso. Isso seria um crime para quem pesquisa a sociabilidade nas redes sociais, pois esse tipo de intervenção limita a coleta de dados do comportamento das pessoas. 

Saber quais assuntos as mobilizam é muito importante para entender o espaço simbólico na rede. A Internet é um espaço de sociabilidade como qualquer outro, como uma praça, um supermercado - onde as pessoas transitam, se encontram e se comunicam… Fazendo uma comparação bem rasa é como colocar um monde de pessoas dentro de um estádio de futebol e agrupá-las por vínculos sociais ou parentais (Ex: amizade, trabalho, família, etc.) e dar para cada uma delas um livretinho de como eles devem se comportar numa final de Copa do Mundo!

Só por curiosidade, entrei na página sobre as carreiras da equipe do Facebook e procurei, mas não achei nenhum antropólogo! Então Zuckerberg querido, já submeti meu currículo aí viu!

http://www.facebook.com/careers

Nenhum comentário: