terça-feira, 6 de março de 2012

ideias para mudar o mundo...

Oi gente!

Recebi de uma amiga, que conhece do meu amor pelas cidades, um vídeo que mostra 5 lições de Copenhagen que serviria para SP ou outra cidade brasileira. Neste vídeo, um urbanista chamado Jeff Risom, fala da necessidade de seguir 5 lições para gerar mudanças no panorama urbano e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na cidade. O que achei interessante, ao ponto de eleger como assunto para um post, é que já de cara coloca uma questão óbvia, mas que nem sempre está tão evidente nos projetos arquitetônicos e urbanísticos: CIDADES DEVEM SER PENSADAS PARA PESSOAS e não pessoas se adaptando aos aparelhos urbanos que a cidade oferece.

Enfim, as cinco lições, resumidamente são: 1) pessoas devem estar em primeiro lugar; 2) pesquisar como as pessoas usam a cidade; 3) testar as ideias; 4) colocar projetos de maior escala em prática e 5) respeito entre as pessoas e a cidade.

O que quero chamar a atenção é que, esses assuntos já são pensados há muito tempo por antropólogos que estudam as cidades. E no quesito testar ideias há um ramo no Design - o User Experience (UX), que trabalha em conjunto com antropólogos (pesquisadores) para desenvolverem soluções para melhor atender as pessoas que usarão determinados espaços e serviços. Achei incrível que a necessidade de pensar as cidades para as pessoas esteja entrando em pauta. Esse é um assunto que gosto muito, então podem ter certeza que sempre estarei postando algo do tipo por aqui.

Abaixo o link do vídeo para se deliciarem e ficarem com uma pontinha de inveja dos cidadãos de Copenhagen:

Nenhum comentário: